Resenha: Quem é você, Alasca?

Editora: Intrínseca 

SINOPSE
"Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras - e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o 'Grande Talvez'. Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, engraçada, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao Grande Talvez."





O que se trata?

Como vocês já sabem, 'Quem é você, Alasca?' conta um pouco da trajetória de Miles, um garoto que não tem amigos, e já podemos descobrir isso nas primeiras páginas do livro, pois há uma festa de despedida para o Miles -ele está mudando de escola-, e vai bem -bem- menos de cinco pessoas para sua "festa de despedida". Quando ele chega na nova escola, ele conhece Chip Martin, o Coronel. Ele também conhece Takumi, um japonês bem bacana. E aí sim, ele conhece a Alasca. Uma garota fora do comum, e bem rebelde; que fuma e bebe. "Vocês fumam por prazer. Eu fumo para morrer-disse ela."
Podemos ver que Alasca é bem estranha, e ao mesmo tempo bipolar.
Alasca não gosta de homens tratem mulheres como objetos. No livro ela diz: "NÃO TRATE O CORPO DAS MULHERES COMO MEROS OBJETOS!
Alasca namora Jake. E Miles fica com Lara -amiga/colega de Alasca-. 
O livro tem a divisão do "antes" e "depois", de um grande acontecimento, que deixa todos curiosos. 


Minha opinião

Coronel e Alasca são meus personagens favoritos. Alasca pelo seu jeito louco, e Coronel por me fazer rir. Miles é legal, mas não tanto. Takumi, Lara e Jake aparecem poucas vezes no livro. O livro é praticamente inteiro dentro do 'quarto' de Miles e Coronel. Alasca é bem ousada, e bipolar, sério. Eu gostei do livro, sim. Mas John Green fica sempre voltando no mesmo assunto 'depois' do "grande acontecimento", isso me deixou com tédio. Algumas partes no final é desnecessário. Mas vale a pena lê-lo. O que acontece no "grande acontecimento" do final é INCRÍVEL, e muito triste -não dei spoiler-. 
Antes que eu me esqueça; eu estava lendo Moby Dick antes de lê-lo, e daí vi que Coronel estava lendo Moby Dick também para um trabalho na escola, fiquei muito feliz! 

Pág. 77 

Eu li ele nesta edição.


Dei 4 estrelas.

Alguém aqui já leu? Se sim, comentem.
-se não, também comentem-.



4 Comentários

  1. Esse é um dos livros mais comentados do João Verde e eu ainda não li. Não me interessei muito. Mas acho que é o segundo melhor. Teorema já tentei iniciar a leitura e não me prendeu. E "A culpa é das estrelas" é o top do autor. Adoreii!

    Beijo, Gyo!
    http://psicoselliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Lu. Eu amei ACEDE, e sou louca para ler O Teorema Katherine (não sei se é bem assim que se escreve) hehe
      beijoo

      Excluir
  2. Adorei a resenha, foi basicamente assim que me senti. O livro é bom, mas não chega a ser aquelas coisas, achei algumas partes bastantes "paradas".
    Adorei o blog e já estou seguindo :)
    Beijos

    http://feita-deflor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir