Resenha: A hora da estrela, Clarice Lispector
Editora: Rocco
Sinopse:
A Hora da Estrela - A história da nordestina Macabéa é contada passo a passo por seu autor, o escritor Rodrigo S.M. (um alter-ego de Clarice Lispector), de um modo que os leitores acompanhem o seu processo de criação. À medida que mostra esta alagoana, órfã de pai e mãe, criada por uma tia, desprovida de qualquer encanto, incapaz de comunicar-se com os outros, ele conhece um pouco mais sua própria identidade. A descrição do dia-a-dia de Macabéa na cidade do Rio de Janeiro como datilógrafa, o namoro com Olímpico de Jesus, seu relacionamento com o patrão e com a colega Glória e o encontro final com a cartomante estão sempre acompanhados por convites constantes ao leitor para ver com o autor de que matéria é feita a vida de um ser humano.

Sinopse retirada do Skoob.

O que se trata?

Como vocês já viram pela sinopse; quem nos conta essa estória é Rodrigo, um rapaz bem simpático, o livro é sobre Macabéa, uma jovem órfã que está só; ela é feia e magra, só come hotdog e toma refrigerante (por ser barato, como ela mesma diz). Macabéa é datilógrafa (clique aqui para saber o que é) e tem um relacionamento com Olímpico de Jesus, um homem muito frio e que lhe traiu. No seu trabalho, Macabéa conhece Glória que se torna sua colega; Glória é bem desejada pelos homens. 
Macabéa é frágil e burra, se não me engano, diz no próprio livro.
Para mudar toda a situação, Macabéa vai à uma cartomante, e descobre algumas coisas...
que obviamente, não contarei.


O que achei do livro?

Me arrependo por não ter lido este livro antes, sério! Acho sensacional como autora consegue passar uma mensagem tão incrível em um número tão pouco de páginas. A primeira página já nos instiga. Sinceramente? Eu gostei da Macabéa, às vezes fico sozinha em casa relembrando da Macabéa; relembrando das coisas que ela dizia, pois é engraçado. Tenho tanta dó dela, por ser tão sozinha, pobre Macabéa, tão jovem, e a vida tão ruim.
Certas vezes eu tinha raiva por ela não reagir, não tentar mudar aqui, e outras vezes eu morria de dó, e entendia o porquê ela era assim. 
Simplesmente fascinante o final desse livro; algo drástico acontece no final. Dei várias gargalhadas com esse livro.
A linguagem da autora é fácil e rápida, vale muito a pena cada página. Quero ler todos os livros da Clarice Lispector. Que autora, hein!



"- Juro, quero ver minha mãe cair morta se não é verdade!
- Mas sua mãe já não morreu?
- Ah, é mesmo... que coisa..."
página: 57 
Impossível não ri, rs


Me encontre nas redes sociais


Deixe um comentário