Resenha: A Arte da Guerra, de Sun Tzu 

Editora: Editorial Clio
ISBN: 978-85-7831-006-6

 Sinopse:

A Arte da Guerra - Desde o final da década de 1980, os ensinamentos do livro a Arte da Guerra têm sido aplicados em outros campos além do âmbito militar. Grande parte de seu texto tem foco no conceito de “como travar batalhas sem efetivamente confrontar o oponente em batalha”. E, como tal, o livro ganhou popularidade e tem servido de guia de treinamento no ambiente empresarial, que, cada vez mais, vem se mostrando muito competitivo. Em razão disso, muitas empresas japonesas exigem que o livro seja lido por seus executivos.Também no ambiente de negócios das empresas ocidentais, os profissionais têm feito do livro um “manual de orientação” de como ser bem-sucedido em situações de conflito. No meio político, há muito que ele é utilizado. Há também quem interprete A Arte da Guerra como fonte de desenvolvimento de estratégias a serem aplicadas nas relações sociais e até mesmo na vida amorosa.
Sinopse retirada do skoob




 Sobre o autor:

Sun Tzu foi general, estrategista e filosofo chinês. Nascido em 544 a.C., morreu aos 48 anos. 
Para mais informações detalhadas do autor, clique aqui

A Obra

A Arte da Guerra foi escrito no século IV a.C. 

Dividido em treze capítulos, que nos faz compreender as estratégias de guerras e o ensinamento para uma vitória. Os capítulos são:

Capítulo 1 - Estabelecendo os Planos:
Analisa os cincos elementos estratégicos que definem o posicionamento competitivo (missão, clima, solo, liderança e métodos) e como avaliar os seus pontos fortes competitivos em face do oponente.

Capítulo 2 - Fazendo a Guerra
Explica o fundo econômico da competição e como o sucesso requer despesas compatíveis, o que, por sua vez, requer a limitação dos custos da competição e do conflito.

Capítulo 3 - Atacando com Astúcia
Indica como causa da força a união, não o tamanho, e os cinco componentes necessários para ter sucesso em toda situação competitiva.

Capítulo 4 - Disposições Táticas
Explica a importância da defesa das posições existentes até o momento de avançar a partir delas e como se deve reconhecer as oportunidades, não tentar criá-las.

Capítulo 5 - Energia
Analisa o uso da criatividade e do oportunismo na criação do impulso competitivo.

Capítulo 6 - Pontos Fracos e Fortes:
Explica como suas oportunidades surgem de aberturas no ambiente, causadas pela relativa fraqueza dos seus oponentes em uma determinada área.

Capítulo 7 - Manobras:
Explica os perigos do conflito direto e como vencer nesse tipo de confronto quando se é forçado a enfrentá-los.

Capítulo 8 - Variação de Táticas:
Preocupa-se com a necessidade de flexibilidade nas reações. O capítulo explica como reagir satisfatoriamente às mudanças de situações.

Capítulo 9 - O Exército em Marcha:
Comenta as diversas situações durante as mudanças para cenários competitivos diferentes e como reagir a cada um deles. Boa parte trata da avaliação das intenções dos outros.

Capítulo 10 - O Terreno:
Considera as três vertentes da resistência em geral (distância, perigos e barreiras) e os seis tipos de posições no terreno que derivam delas. Cada uma dessas seis posições no terreno oferece determinadas vantagens e desvantagens.

Capítulo 11 - As Noves Situações
Comenta sobre as nove situações comuns (ou os teatros da guerra) em uma campanha competitiva, desde o irregular até o mortal, a preocupação necessária para se deslocar satisfatoriamente em casa uma delas.

Capítulo 12 - Atacando com Fogo:
Explica o uso de armas em geral e o usa do ambiente como uma arma especificamente. Analisa os cinco alvos de ataque ambiental e as reações adequadas a esse tipo de ataque.

Capítulo 13 - Usando Espiões:
Preocupa-se com a importância de desenvolver boas fontes de informações, especificamente os cinco tipos de fontes e como administrá-los.


Minha opinião


Antes de mais nada, quero informar uma coisa: tenham em mente que esse não é um livro para você ri e se divertir, ele é mais ensinamento do que diversão.

Primeira vez que leio Sun Tzu. 

Coloquei ele como livro chinês lido no projeto Lendo o Mundo (não tem link por enquanto). 

O livro é fácil de ser lido; eu particularmente tinha minhas dúvidas em lê-lo, mas logo que li as primeiras páginas, já me interessei (sem esquecer as indicações que me fizeram). 

Cada capítulo mais interessante que o outro, nos ensinando na verdade a ser forte. Um livro que nos faz pensar, apesar de ser sobre guerra. 

Não tive problemas com a edição. A diagramação do livro é linda, com introdução e tudo mais.

Leitura recomendada!

Uma dica para quem quer ler este livro, e tem blog ou está estudando sobre: Aconselho que você vá anotando num papel o que achou de cada capítulo e o que o autor quis passar. Assim, você você não se perde e fica tudo bem mais fácil.
Cinco estrelas!

Citações:

"Vencerá aquele que souber quando lutar e quando não lutar." (pág: 58)

"Cada vitória corresponderá uma derrota." (pág: 58)

"Todos os homens são capazes de ver as táticas com quais vença, mas o que ninguém é capaz de ver é a estratégia pela qual a vitória é produzida." (pág: 83)

"É como se diz: Se conhecer o inimigo e a si mesmo, sua vitória não será posta em dúvida; se conhecer o Céu e a Terra, poderá tornar sua vitória completa." (pág:124)

Beijocas!


Deixe um comentário